SOBRE
O Laboratório de Evolução de Organismo Meiofaunais surgiu com o intuito de fomentar pesquisas zoológicas de grupos zoológicos muito pouco estudados no Brasil e no mundo, i.e. organismos meiofaunais de água doce e marinha. Para isso, o laboratório conta com pesquisadores e alunos com as mais diferentes expertises (sistemática filogenética, filogenia molecular, ecologia, biologia molecular) para entender os mais diferentes aspectos evolutivos e biogeográficos dos organismos meiofuanias dulcícolas e marinhos.
Foto de Microscopia Eletrônica de Varredura do Kinorhyncha Franciscideres kalenesos Dal Zotto, Di Domenico, Garraffoni & Sorensen 2013 coletado em Santa Catarina
LINHAS DE PESQUISA
- Sistemática e Filogenia de Gastrotricha marinhos e de água doce
- Padrões de distribuição dos Gastrotricha marinhos e de água doce
Grupo de organismos comumente encontrados no ambiente intersticial marinho e de água doce (neste ambiente também são encontrados no perifíton e entre raízes de plantas aquáticas). Apesar de pouco estudos no Brasil, já foram descritas e identificadas quase 80 espécies no Brasil, sendo a maioria endêmica.
Áres de endemismo de gastrótricos marinhos obtido por Garraffoni & Balsamo (2017)
- Sistemática de Aeolossoma (Polychaeta)
Anelídeos dulcículas, originalmente classificados como um Oligochaeta, mas considerado hoje como integrantes dos Polychaeta. São facilmente reconhecidos pela cabeça arredondada e pelas glãndulas epidermicas coloridas (p. ex. amarelas, alaranjadas, vermelhas ou verdes).
Ilustração feita por Charles Darwin em um de seus caderno de notas.
- Sistemática de Tardigrada
Grupo de organismos encontrados em musgos e liquens (limno-terrestres) ou em sedimento dulcicolas ou marinhos. São conhecidos como "ursos d´água" e pela capacidade de suportar condições ambientais extremas. No Brasil, foram realizados vários estudos desses tardigrados nas décadas de 30 e 40.
Foto de Microscopia Eletrônica de Varredura das garras do Tardigrada Milnesium sp. coletado em Campinas, São Paulo.